Bosso Imóveis
Bosso Imóveis

Mercado

18/02/2016 | por BOSSO IMOVEIS LTDA

VALE A PENA INVESTIR EM UMA “VAQUINHA VIRTUAL” NO RAMO IMOBILIÁRIO?

Compartilhe

Em janeiro deste ano foi concluído o primeiro projeto brasileiro de financiamento coletivo com o foco no ramo imobiliário. Utilizando-se de uma “vaquinha virtual”, a incorporadora Vitacon conseguiu arrecadar o valor de R$ 1,279 milhão em noventa dias, dinheiro que será utilizado para construir um empreendimento na Vila Olímpia, em São Paulo.

Mas, espera aí, você deve estar se perguntando, como funciona tudo isso? As pessoas doaram esse dinheiro para a incorporadora? Todas elas são donas do empreendimento? A incorporadora ganha algo com isso? Como funciona esse tipo de negócio? Calma, vamos esclarecer:

O objetivo da incorporadora com este tipo de ação é obter um novo perfil de investidor, sem intermediação de bancos ou corretoras, com tíquete mínimo baixo – R$ 1 mil – e aplicações via internet, adequando-se à modernidade e praticidade demandada nos dias de hoje. O valor que foi captado representa apenas 5% do custo total requerido para colocar o prédio de pé.

Os investidores não são donos do empreendimento e nem adquiriram uma parte deste, mas sim um título, que lhe renderá entre 13,1% e 17,2% ao ano, além da variação do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), trimestralmente. Caso nenhuma unidade do imóvel for vendida em até 60 meses, o dinheiro será devolvido aos investidores, com a correção da poupança no período, ou seja, se tudo der certo, o investidor obtém lucros, se não der, ele não perderá o seu dinheiro.

De acordo com o CEO da Vitacon, a rentabilidade dependerá da performance do empreendimento em relação ao preço e a velocidade das vendas.

Parece um bom investimento, não é? Porém, existem limitações, como o fato de esse tipo de negócio não ser regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários, assim, a Comissão não avalia a qualidade das ofertas e não se responsabiliza por possíveis problemas que os participantes venham a ter.

É, basicamente, uma aposta, já que é uma prática nova em nosso país, que pode trazer lucro aos investidores ou não, portanto, o ideal é que quem deseja investir na “vaquinha virtual” entenda bem o que está fazendo, quais serão seus lucros futuros se tudo der certo, e qual será o procedimento se tudo der errado.

Se você deseja investir no mercado imobiliário, essa é uma nova opção, que pode funcionar ou não. Mas, caso vocÊ prefira investir em algo que é clássico, seguro e que, com certeza, funciona, adquira um imóvel com a Bosso Imóveis! Sem dúvidas, você obterá lucros certos, sem complicação e sem riscos.

Fonte: Isto É

Por BOSSO IMOVEIS LTDA

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

FAÇA SEU COMENTÁRIO