Bosso Imóveis
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14/04/2016 | por admin

SAIBA QUAIS SÃO OS GASTOS COM DOCUMENTOS AO ADQUIRIR UM IMÓVEL

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Muita gente nem pensa nisto quando está planejando adquirir um imóvel, no entanto, é um gasto necessário e que precisa ser levado em consideração caso você não queira ser surpreendido ao fechar o negócio: a documentação para regularizar a sua conta também deve ser cotada em seu planejamento!

A burocracia é um mal necessário, assim, é preciso aceitá-la e lidar com ela da melhor forma possível, ou seja, pesquisando o máximo possível para inteirar-se sobre quais são os documentos necessários ao adquirir um imóvel e quanto eles vão custar, a fim de se programar com antecedência.

Para facilitar essa tarefa, nós trouxemos aqui a relação de documentos necessários para a compra do imóvel, e seus valores aproximados. Lembrando que é sempre bom contar com um corretor de imóveis competente – como os corretores da Bosso Imóveis – para lhe auxiliar em todo o processo de negociação e tirar suas dúvidas em relação à valores.

O primeiro gasto será com o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado quando uma propriedade é transferida. O responsável pelo pagamento de tal tributo, em caso de venda, é o comprador, já em caso de permuta, ambos os envolvidos deverão dividir o valor, que varia de acordo com cada cidade, assim, o ideal é consultar a taxa na prefeitura.

O Registro de Compra em Cartório é outro documento necessário, pois ele será o responsável por transferir o imóvel para o nome do comprador. Para esse documento, o preço varia de acordo com o estado no qual a propriedade está, e também de acordo com a faixa de preço do imóvel.

O contrato de compra e venda, mais conhecido como Escritura, tem valor variável, definido por tabela tendo como base a faixa de preço do imóvel, além do estado. Porém, para imóveis financiados, a escritura não é necessária, visto que o contrato do próprio financiamento tem o mesmo peso e função da escritura. Outra informação muito relevante sobre a escritura, e que muitos desconhecem, é que é possível obter desconto de 50%, caso você esteja adquirindo o seu primeiro imóvel através do SFH e ele não ultrapasse R$ 500 mil.

O Jogo de certidões não é um documento obrigatório, no entanto, é importante providenciá-lo, a fim de garantir que o dono do imóvel não tem nenhuma irregularidade. Esse trabalho pode ser realizado por um despachante e, em média, sairá em torno de R$ 600.

Por fim, em caso de imóvel financiado, é necessário pagar uma taxa ao banco, correspondente à vistoria que avalia se o preço do imóvel é, de fato, justo. Essa taxa gira em torno de R$ 3 mil.

Conhecendo todas essas taxas, fica mais do que claro que a compra do seu imóvel, de maneira correta e segura, precisa ser muito bem planejada e, preferencialmente, com antecedência. Se o seu planejamento está em dia, e você acredita que chegou o momento de investir em seu novo lar, venha para a Bosso Imóveis! Aqui, nós temos os melhores imóveis em Curitiba, com atendimento personalizado e todo o suporte para você comprar o seu imóvel com segurança e tranquilidade!

Fonte: Revista Zap

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