Bosso Imóveis
Bosso Imóveis

Mercado

07/08/2016 | por admin

Reajuste de preço de aluguel abusivo, o que fazer?

Compartilhe

Muitas vezes você está super satisfeito com o local onde mora: a localização é boa, a taxa de condomínio é barata, a decoração é de bom gosto… Aí, de repente, o dono resolve reajustar o aluguel!

Até aí tudo bem, afinal, é fato que, com o passar do tempo qualquer tipo de produto ou serviço precisa de reajuste, a fim de acompanhar as mudanças de mercado. Mas e quando esse reajuste ultrapassa o que foi determinado previamente no contrato?

Às vezes, para evitar transtornos e, também, por gostar da residência, o inquilino acaba aceitando o reajuste sem questionamentos, mas isso não pode acontecer. Se você está passando por essa situação, saiba que existe uma lei para te amparar!

A Lei da Locação existe para defender locatários desse tipo de situação abusiva. É comum que todo contrato de aluguel preveja um reajuste anual, no entanto, esse reajuste deve ser embasado pelo Índice Geral de Preços de Mercado – o IGP-M.

Caso o proprietário venha a solicitar um reajuste que ultrapasse o determinado pelo IGP-M, isso já pode ser considerado aumento abusivo, e se você estiver disposto a manter-se na residência, o ideal é buscar proteção da justiça e continuar a pagar o valor antigo de aluguel.

Em casos como esse, também é possível buscar amparo na imobiliária, caso haja uma intermediando a relação entre você e o proprietário. Boas imobiliárias, como a Bosso Imóveis, com certeza oferecerão todo o suporte necessário para lhe auxiliar a resolver a situação.

Vale citar que, muitas vezes, uma simples conversa resolve o problema também. Antes de mais nada, tente negociar com o proprietário diretamente, explique para ele sobre o percentual de reajuste previsto pelo IGP-M e tente chegar a um consenso.

E se você cansou de pagar aluguel, venha para a Bosso Imóveis! Aqui nós temos os melhores imóveis em Curitiba, com as melhores condições para que você possa realizar o sonho da casa própria e se livre do aluguel de uma vez por todas! Além disso, oferecemos o melhor atendimento, com corretores capacitados que lhe oferecerão todo o suporte necessário, desde o início da negociação até o fim. Venha conferir!

 

Fonte: Exame

Por admin

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

FAÇA SEU COMENTÁRIO