Bosso Imóveis
Bosso Imóveis

Dicas

29/09/2016 | por admin

Dicas para quem vai começar uma obra

Compartilhe

Reformar o lar-doce-lar é sempre uma boa pedida, afinal, dá uma renovada no ambiente, deixando tudo bonito e cuidando da estrutura física do imóvel. No entanto, quando você mora em condomínio, é preciso ter em mente que algumas regras precisam ser seguidas, para evitar transtornos com os vizinhos.

De acordo com a Norma de Reforma 16.280, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), qualquer pessoa que tenha a intenção de realizar uma obra dentro de condomínio fechado deverá comunicar aos demais residentes, por meio da administração e com antecedência.

Além disso, também é preciso identificar se a sua obra é de reforma ou de modificação, sendo que reforma se refere a alterações das características gerais dos projetos de arquitetura e estrutura do imóvel, e as modificações são obras que alteram os desenhos da planta do imóvel, ou seja, remoção e construção de paredes, abertura ou fechamento de vãos de portas, janelas ou basculantes e remoção parcial ou total de lajes.

Se a sua obra for somente uma reforma, você poderá executá-la, após comunicar os demais condôminos, sem mais delongas. Por outro lado, se a obra for de modificação será necessário apresentar um projeto para a Prefeitura de sua cidade, aguardar a aprovação deste e, por fim, entregar o projeto aprovado ao síndico. Depois que todos estiverem devidamente avisados, o projeto aprovado pela Prefeitura e a execução da obra aprovada pelo síndico, é hora de colocar a mão na massa!

Mas se você ainda não tem um imóvel para chamar de seu e reformar, saiba que a Bosso Imóveis tem os melhores imóveis em Curitiba, por isso, com certeza tem o imóvel ideal para você, venha conferir!

 

Fonte: Casa e Jardim

Por admin

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

FAÇA SEU COMENTÁRIO