Bosso Imóveis
Bosso Imóveis

Mercado

22/04/2016 | por admin

COMO SÃO DECLARADOS DIFERENTES TIPOS DE IMÓVEIS NO IR?

Compartilhe

Hoje vamos falar de um assunto bastante importante: declaração de imóveis no Imposto de Renda. Como você já deve saber, o prazo final para entregar a sua Declaração do Imposto de Renda já está quase aí, dia 29 de abril, então, se a sua ainda está pendente, você tem apenas mais uma semana! Finalize-a e entregue o quanto antes, a fim de evitar a multa.

Pode ser que você não saiba, mas a Declaração do IR não demanda somente que você declare seus rendimentos e pagamentos referentes ao ano-calendário (2015), mas também requer que você declar e todos os bens e direitos que possuía no ano-calendário, assim, se você possui, ou possuía até o dia 31/12/2015, imóveis em seu nome, será preciso incluí-los em sua declaração.

A fim de evitar dúvidas, e facilitar esse processo burocrático para você, trouxemos aqui algumas perguntas frequentes sobre a declaração de imóveis no IR, que foram respondidas pelo auditor fiscal José Elias de Mello Neto ao site do G1, confira:

Existe diferença na declaração de casa térrea, casa em condomínio ou apartamento?

Não.

Segundo o auditor, a diferença na declaração de imóveis se dá apenas no tipo de pagamento do imóvel.

Como declarar imóvel quitado?

É preciso informar o código e incluir a descrição mais completa possível do bem constante em seu patrimônio, inclusive dados das condições de aquisição. Informar o valor do bem em 31/12/2014 e, depois, informar o valor do bem em 31/12/2015.

Como declarar imóvel financiado?

Além de informar as condições do financiamento imobiliário na descrição do bem, irá informar: em 31/12/2014, a soma do valor da entrada mais as parcelas pagas até o ano de 2014 e, em 31/12/2015, o valor anterior mais as parcelas pagas em 2015. Nesse caso, não deve informar o saldo devedor em Dívidas e Ônus Reais.

Como declarar imóvel comprado em comunhão de bens?

No caso de declaração em conjunto, o bem é informado indicando essa condição. No caso de declaração em separado, os Bens Privativos devem ser relacionados na declaração do proprietário. No caso de Bens Comuns, se ambos os cônjuges estiverem obrigados a apresentar a declaração, a totalidade dos bens e direitos comuns deve ser informada na declaração de um dos cônjuges ou companheiros, utilizando-se o código 99 na declaração do outro cônjuge ou companheiro, mencionando, também, o nome e o número de inscrição no CPF do cônjuge ou companheiro que informou a totalidade dos bens e direitos comuns.

Agora que você já sabe como efetuar a declaração de seu imóvel quitado, financiado, ou adquirido por comunhão de bens, no Imposto de Renda, não perca tempo, corre antes que o prazo para a entrega da declaração acabe! E se você ainda não tem um imóvel em seu nome, e deseja realizar o sonho de comprar o seu próprio lar, venha para a Bosso Imóveis, nós temos os melhores imóveis em Curitiba, com o melhor atendimento, além de diversas condições de pagamento, venha conferir!

Fonte: G1

Por admin

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

FAÇA SEU COMENTÁRIO